top of page

Imóvel a venda: qual a forma mais barata de comprar um imóvel?

Atualizado: 1 de mai. de 2024

Essa é a forma mais barata e segura para comprar o seu imóvel:

1. Analise previamente todos os riscos e possíveis riscos;

2. Realize uma negociação lucrativa com o vendedor;

3. Elabore um contrato de compra e venda seguro;

4. Lavratura da escritura pública e registro no Cartório de Imóveis.


Veja no vídeo abaixo porque é importante você seguir as etapas acimas mencionadas para comprar seu imóvel de forma segura.

Rafaela Nascimento, advogada sócia e administradora da empresa Rafaela Nascimento Sociedade Individual de Advocacia. Sua atuação é direcionada para trazer segurança jurídica nas transações imobiliárias.


Análise de risco na compra de imóveis

Para saber se você está fazendo um bom investimento imobiliário, você precisa analisar os riscos que pode enfrentar. O objetivo da análise de riscos é trazer a maior segurança possível para o seu dinheiro. Ao final da análise de riscos, você terá um dossiê documental com todas as informações necessárias para tomar a decisão de comprar ou não esse imóvel, inclusive, informações fundamentais para conseguir negociar com o vendedor.


Essa é uma das formas mais baratas de comprar seu imóvel, porque impede prejuízos financeiros que podem ultrapassar o valor que você pagou pelo imóvel, sem falar no impacto psicológico que esse prejuízo vai gerar para você e sua família.


Negociação na compra de imóveis

A negociação é uma das formas mais baratas de comprar seu imóvel, porque traz oportunidade de benefícios para todos os envolvidos no negócio. Sem dúvida, é a forma mais eficiente de se resolver os pontos importantes de qualquer transação comercial, e no mercado imobiliário tem uma relevância significativa, porque possibilita reduzir custos, ou seja, te faz poupar dinheiro.


Mas, a negociação requer técnica. Técnica para criar e distribuir valores (não só financeiros) entre as partes, de modo a deixar ambas as partes em melhores condições – melhor do que estariam se não realizassem a negociação.


Elaboração do contrato de compra e venda

O objetivo de um contrato de compra e venda é refletir o negócio firmado entre as partes. Aquilo que, de fato, eles combinaram quando apertaram as mãos e fecharam negócio. O contrato da compra do imóvel deve ser confeccionado exclusivamente para determinada compra. Isso quer dizer que, não é válido pegar qualquer modelo encontrado na internet, modificar os nomes e assinar. Na verdade, isso pode te colocar em grande risco, e você pode perder todo o seu investimento, já que não existe um único modelo de contrato que caiba para todos que compram imóveis.


Essa é uma das formas mais baratas de comprar seu imóvel porque, mais uma vez, te impede de perder todo o seu dinheiro. Isso porque, um contrato que não detalha a exata compra e/ou venda do SEU imóvel corre um grande risco de ser revisado e anulado. Acontece muito quando as partes resolvem pegar um modelo encontrado na internet, modificar as partes e a característica do objeto e assinar. É que, só alguém que trabalha com o mercado imobiliário vai ter a expertise de identificar quais cláusulas vão dar o máximo de segurança para o seu dinheiro.


Lavratura da escritura pública e registro da propriedade

Com o registro do título hábil para transferência da propriedade – que é a escritura pública, na grande maioria das vezes - o comprador passa a ser o proprietário do imóvel adquirido, e não apenas o possuidor dele.


A lavratura da escritura pública e o seu registro no Cartório de Registro de Imóveis é a forma mais barata de se comprar um imóvel, porque se não for realizada a transferência da propriedade com o registro na matrícula imobiliária, o vendedor continuará a ser o proprietário do imóvel vendido, situação que pode trazer diversos problemas e prejuízos para o comprador e para o próprio vendedor, como: (i) se o vendedor estiver “devendo na praça”, os seus credores podem requerer o imóvel como forma de pagamento, já que se encontra no nome do devedor-vendedor, e não do adquirente; (ii) quem será o responsável pelo recolhimento do IPTU, por exemplo, será o vendedor, porque ainda constará como proprietário na matrícula imobiliária; e, muito mais.


As 4 etapas para comprar seu imóvel de forma segura e barata:

1. Analisando previamente todos os riscos e possíveis riscos;

2. Realizando uma negociação lucrativa com o vendedor;

3. Elaborando um contrato seguro de compra e venda;

4. Lavratura da escritura pública e registro no cartório de imóveis;


Quem pode me ajudar a comprar um imóvel de forma segura e barata?

Um advogado atuante no mercado imobiliário pode te ajudar com todas essas etapas. Isso porque, o papel do advogado contratado será de pensar na negociação, apresentar soluções jurídicas adequadas para você, garantir a segurança jurídica do seu negócio, redigir o contrato de compra e venda de fácil compreensão e equilibrado, e, por fim buscar a efetivação do negócio, te acompanhando na lavratura da escritura pública e registro no Cartório de Registro de Imóveis.


Seguindo essas etapas: (i) análise de riscos, (ii) negociação entre as partes, (iii) elaboração do contrato, (iv) lavratura da escritura pública e registro no Cartório de Registro de Imóveis - a compra do seu imóvel terá a maior segurança possível.


Isso porque, o advogado contratado já terá analisado, calculado e amenizado todos os riscos e possíveis riscos da compra; com a realização da negociação, terá esclarecido os pontos de conflito da transação imobiliária, como a forma de pagamento, juros, multa, entrega da posse do imóvel, etc.; e, com a elaboração, personalizada, do seu contrato de compra e venda, conseguirá dar mais segurança para o seu dinheiro; por fim, você estará pronto para a última etapa da compra segura e barata do seu imóvel, que é a lavratura da escritura pública e o seu registro no Cartório de Registro de Imóveis. Essa última etapa te transforma no proprietário do imóvel adquirido.


Ficou com alguma dúvida? Podemos conversar mais sobre o assunto, entre em contato comigo clicando no botão abaixo.


 
 
 

Comentários


Receba novidades

Obrigado por enviar!

©2024 por Rafaela Nascimento - Advocacia Imobiliária.

bottom of page